Dia Mundial da Educação Ambiental


O Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado hoje (26), foi instituído em 1975, por meio da “Carta de Belgrado”, elaborada durante o Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação.

Neste dia, é importante que os cidadãos e as comunidades, empresas e instituições, em todos os planos, reflitam e aceitem as responsabilidades que possuem, participando igualmente neste esforço comum através de práticas sustentáveis que diminuam o desperdício, o consumo de embalagens plásticas e outros materiais nocivos à nossa saúde e a do meio ambiente.  

A Educação Ambiental desenvolve a consciência dos seres humanos para propor soluções em relação às questões ambientais, construindo e modificando valores para melhoria da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. No caminhar da história, apesar de parte da sociedade ter se modernizado tecnicamente, os problemas ambientais e as desigualdades socioambientais continuam expressivas globalmente.

A humanidade permanece sentindo necessidade de modificar-se, de construir e criar designers, produtos e serviços, mas, apesar de todas essas modificações externas, possui dificuldade de mudar a si mesma de maneira positiva, respeitando o convívio harmonioso com os demais e com o ambiente que o cerca e ao qual pertence.

Entendendo a importância dessa pauta, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) vem desenvolvendo diversas atividades, tais como curso de formação em Educação Ambiental, Encontro Maranhense de Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, além de reuniões em prol do desenvolvimento da educação ambiental, por meio do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), entre outras ações para a sociedade maranhense em geral, em especial às populações socioeconomicamente vulneráveis. Além disso, foi instituída a Lei nº 11.365/2020, que criou a Escola Ambiental do Maranhão, instrumento de gestão de estado que conduz a Educação Ambiental como política pública em conformidade com as leis e decretos já existentes.

Cuide e proteja o meio ambiente!

Fonte: Assessoria de Comunicação/ASCOM
Texto: Thalia Lemos

Saiba mais sobre nossos SERVIÇOS
(19) 3405-3020 (WhatsApp)
contato@biotrans.com.br
www.biotrans.com.br